sexta-feira, 27 de abril de 2012

Em nosso ser natural não queremos as mesmas coisas que Deus, Isso é um triste fato!  Opomos-nos aos interesses de Deus. Mesmo assim, Deus insiste em remover os obstáculos que nos impede de querer a sua vontade. Que Salvação Deus é para nós. Ao lidar conosco, Deus nos impedirá de fugir da sua vontade com sua salvação. Sua vontade deve prevalecer sobre a nossa vontade.

Jonas foi alguém salvo de sua própria vontade. Ele não queria o que Deus queria. Era forte em seu próprio querer, em sua própria vontade. Desejava a própria morte para não ver sua vontade e seus pensamentos contrariados. Relutava com Deus pois sabia que Deus é clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.  Sabia que ao pregar sobre o juízo vindouro, a grande cidade de Ninive poderia ser poupada por ser Deus clemente  benevolentebondoso, generoso, misericordioso e piedoso. O interesse de Jonas era o de revelar um Deus implacável cuja ira não poderia ser aplacada. Ora se Deus não age como eu espero eu fico extremamente desgostoso e irado, preferindo morrer a viver, somos iguais a Jonas. 

Ora, se você não gosta de alguém e sabe que Deus é clemente, grande em benevolência. Qual seria a sua atitude se Deus lhes manda-se pregar para quem você preferia ver morto? Qual seria a sua atitude ao perceber que Deus desistiria da destruição e aniquilamento do seu desagrado? Qual o Deus que você quer dar para os que lhes aborrece?  

Sim!  eu posso ser salvo pois sei que Deus é Clemente e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade. Sei que há salvação para mim, Pois Deus se arrepende do mal, mas não quero isso para o meu desafeto. Uma vez que percebo o mal em alguém quero dar a conhecer a ira de Deus e não a sua clemência. Em nosso ser natural somos implacáveis e agimos sem piedade e sem clemência. Somos contrários a Deus.
Deus não age assim!

Efésios 2

 1 
Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,

 
nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;

 
entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

 
Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,

 
e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos,

Éramos inimigos de Deus, mas mesmo assim Ele morreu por nós seus inimigos. Ele provou que nos amava.

Romanos 5

 
Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;

 
por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.

 
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;

 
e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.

 
Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

 
Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.

 
Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer.

 
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

 
Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

 10 
Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;

 11 
e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.

Esta você extremamente desgostoso? Há agrura, desconsolação, desprazer, dissabor, mágoa, pesar e sofrimento por saber que Deus é clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que se arrependes do mal. Jonas era assim.

Jonas 3

 3 
Levantou-se, pois, Jonas e foi a Nínive, segundo a palavra do SENHOR. Ora, Nínive era cidade mui importante diante de Deus e de três dias para percorrê-la.

 
Começou Jonas a percorrer a cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.

 
Os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor.

 
Chegou esta notícia ao rei de Nínive; ele levantou-se do seu trono, tirou de si as vestes reais, cobriu-se de pano de saco e assentou-se sobre cinza.

 
E fez-se proclamar e divulgar em Nínive: Por mandado do rei e seus grandes, nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem os levem ao pasto, nem bebam água;

 
mas sejam cobertos de pano de saco, tanto os homens como os animais, e clamarão fortemente a Deus; e se converterão, cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos.

 
Quem sabe se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?

 10 
Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez.

Jonas 4

 1 
Com isso, desgostou-se Jonas extremamente e ficou irado.

 
E orou ao SENHOR e disse: Ah! SENHOR! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.

 
Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.

 
E disse o SENHOR: É razoável essa tua ira?

Esta você disposto a deixar a ira e amar os seus inimigos? Seja razoável pois todo desgosto dá lugar a ira. Toda falta de gosto ou prazer. Pesar, contrariedade,  descontentamento pode levar você a fugir de Deus e de sua vontade. Ora que Deus te conceda lugar para arrependimento.

Jonas 4
 9 
Então, perguntou Deus a Jonas: É razoável essa tua ira por causa da planta? Ele respondeu: É razoável a minha ira até à morte.

 10 
Tornou o SENHOR: Tens compaixão da planta que te não custou trabalho, a qual não fizeste crescer, que numa noite nasceu e numa noite pereceu;

 11 
e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?

Antes de agir possamos reconhecer qual é o pensamento e caminho de Deus para poder nos livrar dos nossos, dando lugar para Deus e sua vontade.

Isaías 55

 8 
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,

 
porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

 10 
Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come,

 11 
assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.

 12 
Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.

 13 
Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta; e será isto glória para o SENHOR e memorial eterno, que jamais será extinto.

Que Deus nos faça perceber o que deve ocupar o lugar da ira e o valor da compaixão. Que Deus nos livre de ter um espírito diferente do Dele. Que Deus nos faça ver nossos pecados em sua luz. Que possamos dar provas do nosso amor. Que tenhamos um espírito cheio de goso e prazer  Jesus é o Senhor! Amém.

0 comentários:

Viver Cristo para Edificação do Corpo de Cristo

Pages

visualizações

Tecnologia do Blogger.

Popular Posts

Arquivo do blog

Tradução