sexta-feira, 13 de abril de 2012




A Porta das Ovelhas era um lugar, ao norte de Jerusalém, por onde as ovelhas eram introduzidas para os sacrifícios por ocasião da Páscoa. A Ovelha que passasse por tal porta tinha como destino o altar de sacrifício. Assim, o próprio Cristo foi levado ao matadouro como uma ovelha muda.






Isaías 53
 7 
Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.

Se olharmos cuidadosamente, veremos que todas as sombras, tipos e figuras do Velho Testamento são vista em sua realidade em Cristo. A Porta das Ovelhas em Jerusalém era apenas uma figura de Cristo. Portanto, Ele não só era a realidade da ovelha pascoal como também, em suas próprias palavras, a Porta das Ovelhas
João 10
 
Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.

 
Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.

Cristo é a Porta das Ovelhas. Essa porta é estreita. Entrar pela porta estreita é ser restringido no “Eu”. Cristo é a porta estreita, onde não há lugar para o “Eu” (Ego vil) só há lugar para Deus. Ao passar por esta porta estreita estamos disposto a morrer pelo Senhor. A porta é um lugar de passagem e de acesso, É um lugar onde saímos de um ambiente e entramos em um novo ambiente. Toda vez que você passar por uma porta entrara em um novo ambiente. Quanto tempo você gastará para passar por uma porta? A passagem por uma porta normalmente é rápido. Passar por Cristo é a maneira de sairmos de um ambiente e rapidamente entrarmos em um novo ambiente, 

Para que serve o pasto? Ainda que muitos gostem de olhar para os pastos verdejantes a ovelha sabe que os pastos são para comer. Se não entrarmos por Cristo ficaremos famintos. Por meio desta porta podemos entrar e sair. Assim ele é tanto o lugar de acesso como o lugar de saída. 

Por um lado entramos e por outro saímos. Mas sempre teremos pastagem. Essa é a única maneira de Cristo ser assimilado para dentro do nosso ser. Ao comer o pão, os elementos do pão são absorvidos pelo nosso organismo e passa ser parte do nosso ser. A porta de acesso nos mostra que precisamos entrar por Cristo para comer Cristo. A realidade dos pastos verdejantes é Cristo.Nós somos o que comemos. Você sabia que Cristo é comida e bebida?

João 6
 33 
Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo.

 35 
Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.

 48 
Eu sou o pão da vida.

 51 
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.

João 6
 57 
Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá.

Ao entrar na porta que é Cristo,encontraremos pasto. Entramos no pasto para digerir o pasto. Ainda que muitos possam estudar a comida, ela não foi feita para ser analisada e estudada. Deixe-me dizer aqui algo bastante obvio; “Comida é para se comer e não para ser estudada” Não estude a Bíblia ela é para ser digerida e não estudada. Ela é para se comer.

Jeremias 15
 16 
achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos.

A primeira porta a ser restaurada no templo em Israel, destruído por Nabucodonozor, foi a porta das ovelhas (Neemias 3.1). Logo, a primeira coisa a fazer depois de regenerados (nascer de novo) é ter um viver de altar  Se você quer agradar a Deus você precisa ter uma vida de altar. Se entrar por tal porta nosso destino será a cruz (altar de sacrifício).. Uma vez vendo a porta, que é Cristo, devemos entrar. Entrar não é uma questão de escolha, mas de obediência. Foi Cristo que disse: “entrai pela porta”

Mateus 7
 13 
Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela),

 14 
porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

A porta estreita nos introduz ao caminho apertado. Esse não é um caminho fácil, requer renuncia e sacrifício. A cruz não é um símbolo de sofrimento, mas de morte. Tomar a cruz é estar disposto a sofrer e até mesmo morrer pela vontade de Deus como sacrifio vivo.

Romanos 12
 1 
Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

 
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

João 15
 13 
ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.

Mateus 16
 24 
Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.

 25 
Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.

 26 
Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?

No mundo religioso há um caminho espaçoso, há muito fermento que facilita comer o pão. Cristo é o Pão sem fermento. É um pão puro difícil de se comer, por isso, não se fala muito sobre negar a vida da alma, tomar a cruz, ser restringido no eu ou mesmo ser um sacrifício vivo para Deus. Mas o Caminho estreito diz:

1 Coríntios 5

 
Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.

 8 
Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade.

Há muito fermento com relação a realidade da igreja, por isso existem tantas denominações espalhadas pelo mundo a fora. Não há nenhuma restrição, qualquer um pode abrir uma “igreja”. Já o caminho apertado diz que em cada cidade só pode haver uma igreja.

O apostolo Paulo foi alguém que sabia o que era ser restringido “já não sou eu” Para seguir tal caminho precisamos entrar pela porta estreita e seguir pelo caminho apertado.

Gálatas 2
 20 
logo, não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.


Estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. Jesus é o Senhor! Amém.

0 comentários:

Viver Cristo para Edificação do Corpo de Cristo

Pages

visualizações

Tecnologia do Blogger.

Popular Posts

Arquivo do blog

Tradução